terça-feira, 27 de julho de 2010

A arte de forjar um sentimento.


Imagem por: Aline Spezia

Mundo de sorrisos, cores, alegrias, felicidade [?]. Será que estamos dispostos a encarar a tristeza que há na felicidade? Eternizar esse sentimento, ao meu ver nunca foi algo saudável a se fazer. Mas, mais uma vez pareço está tendo devaneios. Como assim a alegria não é boa? O que você está dizendo? Isso que me perguntariam.
Vejamos da seguinte maneira: Quando se quer estar alegre o tempo todo, quando se responde um "tudo" não pensando à pergunta "tudo bem?", o medo de ter que responder um não e ser julgado, os excessos, os sorrisos falsos. Será mesmo que eu que estou tendo devaneios ou quem forja os sentimentos é que é digno do título?
Será mesmo que o outro lado da moeda merece de fato ser ignorado? O que há de tão errado em se permitir sentir? Será mesmo que vale a pena se investir numa busca cega a procura de algo nunca vivido em sua plenitude ou seria mais acertado acreditar no poder do momento, na transformação do acaso na indescrição do agora? E, por que não dizer no equilíbrio de forças...
Sim, por que não olharmos para a natureza, as cadeias alimentares. Quem é o vilão ou o mocinho na estória, afinal? Quando nos deparamos com documentários sobre a vida animal, por que torcer contra o leão e a favor do cordeiro?
Por que essa preferencia pelo belo, meigo, enfim pelo "bem"... Será que este ultimo de fato existe?
Será mesmo que o sofrimento é algo ruim ou tudo não passa de uma eterna tentativa de neutralidade e equilíbrio, afinal? Nesse caso, por que se preocupar por estar no looping de uma montanha russa se no segundo seguinte estaremos em terra firme?
Se eu lhes disser que vivemos em uma teia de sentimentos cujo nenhum dele é digno de ser mais vangloriado do que os outros, estaria eu reinventando ou apenas enxergando?

6 comentários:

Felipe Costa disse...

Reinventando? Acho que não... Acho que o que você diz nessa beleza de texto é o que todo mundo já sabe, mas finge ainda estar rodando num interminável looping sem sentido...

Ótimo texto Núbia, parabéns =D. Continue e nos deixe um pouco mais feliz com seus textos (Saulo concorda, né Saulo?).

Caroline disse...

Adorei. Eu sempre penso comigo mesma esse negócio de valores, de bem e mal, e realmente, todos tem o direito de sentir os sentimentos ruins também, pois eles estão ai pra serem sentidos :D
E no caso do leão/cordeiro. Eu sempre torcia pro leão :x

Saulo Barreto disse...

concordo com Felipe!! seus textos são bem legais e instigantes... esse é bem reflexivo. gostei do tema. Afinal, o que seria estar bem? seria de fato estar "bem"? hehe

Day Dayube disse...

Adorei o texto, como disse Saulo, reflexivo!! Na verdade adoro seu blog... A bahia te inspirou não foi?? rsrs!!
PS:. Essa menina vai longe!!

Giordana disse...

O que posso dizer, foi como ouvir meu próprio coração falando! Você é realmente excepcional escrevendo! Parabéns.

Dimi disse...

É ninguem consegue ser alegre o tempo inteiro!